sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FESTIVAL DE BRASÍLIA DE CINEMA

Desde que a Mídia Nacional (Rede Globo) assumiu a promoção e divulgação do evento do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, a politização e a parcialidade tomou conta de todos os destaques e as opiniões dos jurados, tornaram-se óbvias e parciais, claramente influenciadas pelos ditames da mesmice e calcadas em opiniões que destacam este ou aquele personagem interpretado por atores famosos. Fica assim difícil que novos talentos sejam premiados e seus desempenhos ficam ofuscados por disputarem com os mais conhecidos da midia e do público.
Estamos precisando sair deste círculo vicioso de filmes apresentados para disputar festivais internacionais que apenas abordam o lado obscuro do país, como as favelas, as drogas e a bandidagem. Temos cenários fantásticos aqui no Brasil e diversas opções culturais que podem ser garimpadas com originalidade e causar uma reviravolta na visão mundial a respeito de nossa gente. É preciso que os cineastas e intelectuais comecem a ousar e mudar o modo de mostrar nosso país, aproveitando que nosso presidente está colocando-o em destaque no mundo. Vamos apresentar a criatividade, alegria e a hospitalidade de nosso povo que os turistas já conhecem, antes que um produtor estrangeiro venha fazer isto primeiro, como sempre acontece. Vamos deixar de ser pequenos e ousar, colocando-nos em patamar igual ou melhor que eles. Nós podemos!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Clima de todos nós

Desde criança, ouço falar em fim do mundo e em degelo das calotas polares. Pouca gente sabe, mas na Amazônia ou mesmo no Centroeste grandes produtores alemães e japoneses vieram para esta região interiorana há anos atrás por causa de uma onda de previsões que já naquela ocasião, detectava a subida do nível do mar no litoral brasileiro, notadamente no Espírito Santo. A oscilação de preços naquele estado litorâneo reflete esta preocupação. Eu mesmo, sem nunca ter ido às praias capixabas já fui proprietário de lote em Ponta da Fruta em Vila Velha. Comprei apenas pelo preço baixo. Alguns anos depois, consegui auferir lucro naquele investimento. Não adianta nada ficar nessa rotina de alarmes temporários, se ninguém tomar a frente e formar uma consciência mundial, responsável que exija das grandes potências, uma atitude imediata que venha frear a poluição e a emissão de gases poluentes na atmosfera.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ahmadinejad Flamengo e Pelé

Impressionante como algumas autoridades brasileiras torcem contra o Brasil. Enquanto o Presidente da República tenta levar o nome do país para o mundo fazendo e participando de eventos internacionais, discutindo crises e soluções mundiais, coisa que nunca aconteceu antes, em 500 anos de existência, sempre aparece alguém na mídia para criticar e ver o lado mal da iniciativa. No lugar de aplaudir a política audaciosa encetada pelo governo criticamos. Como o caso do Flamengo que teve a liderança do Campeonato Brasileiro em suas mãos, não teve coragem de partir para cima do Goiás e agora fica reclamando que os paulistas pagaram com a tal mala branca. Do mesmo modo acontece sempre com o Pelé, o atleta do século, respeitado em todo o planeta, parou de jogar há mais de 45 anos e ainda é presença certa em qualquer evento mundial e vários compatriotas o criticando e aceitando que um ex atleta argentino que infelizmente, nunca deu bom exemplo, ataca o nosso ídolo maior. O Nelson Piquet e Adilson Maguila, sempre aparecem na mídia se for em algum assunto de crítica, esquecendo todos o que eles fizeram em nome do Brasil.
Agora, vemos a incoerência da Mídia, que critica, não o ditador do Irã, mas o Lula porque está recebendo um ditador. Porque ele prendeu alguns jovens americanos exemplares. E deve dar liberdade a eles. Mas o Batisti não é americano, vamos prender este assassino! Sem julgamento.
Eta, povim atrasado!

ESTAMOS A CAMINHO DA DEVASTAÇÃO DO PLANETA?

Viajando pelas estradas da Bahia e Minas Gerais, no fim de julho último, passei horas ao lado de minha garota Luci, curtindo belas e verdes ...