terça-feira, 29 de junho de 2010

OS ENSINAMENTOS DE CRISTO E O SER HUMANO MODERNO

OS ENSINAMENTOS DE CRISTO E O SER HUMANO MODERNO

Quando jovem, li muitas histórias de Santos católicos e pensamentos filosóficos de monjes e outros pensadores que se afastaram da riqueza e da civilização para estudar a sí próprios e a nossa relação com a natureza e com Deus.
Muitas conclusões me fizeram recordar uma vez que considero experiência mais palpável e digna de crédito quando estamos dentro de um ambiente adverso e conseguimos passar sem nos corromper pelos males arraigados na maioria dos nossos vizinhos.
Por exemplo, uma freira ou um padre, que se enclausura numa cela rústica e pratica as virtudes de sua profissão de fé, a pobreza, castidade e a caridade são muito menos santos que aquele que, no meio dos corruptos, da promiscuidade e da fartura, conseguem viver sem participar nem se macular com o pecado dos outros.
Agora, as catástrofes que assolam o mundo nos trazem uma grande lição que os pronunciamentos de Cristo em sua pregação no famoso “Sermão da Montanha”, já vaticinava: Deus, em Sua infinita bondade, tudo provê!
Porque vemos pelas reportagens os flagelados dizerem: Perdi tudo! Aí o tempo passa e ninguém mais comenta o assunto, até que acontece outra catástrofe. Fica claro que a vida que foi preservada volta ao normal depois de tudo e as pessoas (claro, as que não desistem fácilmente), recuperam tudo e a vida continua. Porque, na maioria das vezes o que se perde é o valor material. É o descartável de nossa vida. Mas o pior é que não nos apercebemos disso!
Para que tanta luta para acumular riqueza e bens materiais e riquezas, se a felicidade não é um fator agregado a esses benefícios?
Podemos fazer um teste agora mesmo. É época de Copa do Mundo! Quem quer apostar como muitos daqueles que “perderam tudo” estão fazendo seu churrasco ou mesmo com a sua casinha toda enfeitada de verde e amarelo?
Deus provê!

Nenhum comentário:

ESTAMOS A CAMINHO DA DEVASTAÇÃO DO PLANETA?

Viajando pelas estradas da Bahia e Minas Gerais, no fim de julho último, passei horas ao lado de minha garota Luci, curtindo belas e verdes ...