quarta-feira, 30 de junho de 2010

Porque a imagem da sua TV atrasa em relação às outras?

Porque outros gritam “gol” antes de voce? Isso ocorre porque a TV digital sofre da “Síndrome do Delay”, que nada mais é que um atraso --que pode variar de cinco a quinze segundos-- na transmissão do áudio e do vídeo. E esse atraso acontece justamente para garantir uma melhor qualidade de imagem e som, como se o telespectador estivesse dentro de um estádio de futebol.
TV Analógica - Esse padrão foi adotado pelos Estados Unidos há pelo menos 50 anos. No Brasil ele é utilizado tanto pela TV aberta quando pela TV por assinatura. Funciona assim: o sinal de televisão (imagem e som) sai da fonte geradora através de uma antena, que emite ondas de radiofreqüência até a casa do telespectador via ar. Essas ondas chegam até uma antena receptora (geralmente instalada no telhado da residência ou do escritório) e são exibidos na telinha. O atraso aqui é de cerca de dois segundos.
TV a Cabo Analógica - Com um delay que não chega a três segundos, é muito semelhante com o sistema analógico padrão da TV aberta. A diferença aqui é que na transmissão analógica via cabo saem as antenas e entram os cabos (geralmente de fibra ótica). Isso significa que a imagem e o som “viajam” da fonte geradora (estádio de futebol, estúdio de TV, teatro etc) através de cabos finíssimos até a casa do telespectador. Para assistir o sinal dos canais a cabo é necessário assinar os serviços de uma operadora e pagar por isso.
TV a Cabo Digital - Neste sistema, o sinal sai da fonte geradora via cabo e geralmente precisa ser codificado, comprimido e transformado em formato digital, para depois continuar sua “viagem” até a casa do telespectador. Lá esse sinal precisa de um decodificador (aquelas famosas caixinhas que são oferecidas pelas operadoras de TV por assinatura) e passam por uma transformação em sinal analógico (se for um televisor convencional) ou são exibidos diretamente na telinha quando o aparelho tiver um sintonizador de sinal digital interno. Esse processo de transformação do sinal é, portanto, o principal responsável pelo atraso da transmissão, mas as imagens chegam bem mais nítidas e o áudio com melhor resolução. O atraso aqui é de cerca de cinco segundos.
TV Via Satélite - Também é um serviço pago. O sinal deste sistema é transmitido pelo ar e sai da fonte geradora numa viagem de ida e volta até o espaço. Essa longa jornada é o principal motivo do atraso da transmissão, que varia de 13 a 15 segundos em relação à fonte geradora dos dados.

Nenhum comentário:

ESTAMOS A CAMINHO DA DEVASTAÇÃO DO PLANETA?

Viajando pelas estradas da Bahia e Minas Gerais, no fim de julho último, passei horas ao lado de minha garota Luci, curtindo belas e verdes ...