segunda-feira, 14 de junho de 2010

QUE SOCIEDADE ESTAMOS FORMANDO PARA O FUTURO?

Às vezes me surpreendo, qual cientista em laboratório de pesquisas, analisando o comportamento dos nossos jovens. E a imagem que a gente consegue construir não é - do ponto de vista da tão desprezada idéia da “moral e bons costumes” – a melhor dos mundos.
Digo isto depois de perceber alguns fatos que começo relatar:
Após uma concorrida festa na Granja do Torto, numa sexta-feira, observei a quantidade de frascos de 2 litros de energéticos e litros de vodka vazios entulhados pelos meio-fios e pátios de estacionamentos daquele espaço gigantesco. Era de causar espanto a uma pessoa comum e olha que eu sou um consumidor de bebida alcoólica em festas e churrascos. Fiquei deveras estarrecido. Agora imaginemos que estas pessoas estavam em sua maioria dirigindo carros e em turma, o que preocupa ainda mais, pelo fato de sabermos que o indivíduo, quando em grupo, se torna mais atrevido e quer fazer bonito.
Os candidatos a Presidência Dilma Roussef e José Serra, estão apresentando em programas políticos semanais, alerta contra o uso de drogas, assunto importante, mas que neste tipo de apresentação, causa desinteresse e desconfiança, uma vez que sabemos a intenção clara dos locutores e o desleixo de políticos por seu combate e prevenção.
Mas, no meio deste debate, veio-me às mãos, um texto excelente escrito pela professora de psiquiatria da UNIFESP, sobre os anúncios de cervejas patrocinadoras de programas esportivos. As artimanhas destes anunciantes fazendo analogias aos atletas de sucessos a consumidores de cerveja, como “guerreiros” e “vencedores”, colocando-OS rodeados de belas mulheres, admiradoras dos alegres beberrões. Ela alerta ainda para a ameaça de perversão da mente das crianças durante os jogos da Copa, quando as famílias certamente se reunirão à frente da TV e as mensagens nos intervalos aproveitando os momentos festivos incentivarão o uso de bebida alcoólica.
Pareceria apenas uma preocupação de uma mãe mais cuidadosa não fosse a constatação que os jovens estão escapulindo de suas escolas para participarem de festas regadas a vodka falsificada distribuída de graça, e que já, em tenra idade, por não estarem causando embriaguês imediata, já foi constatado que estas crianças estão sendo incentivadas a colocarem o líquido alcoólico nos olhos para que o efeito ocorra com mais rapidez.
Não mais causa surpresa, está se tornando rotineiro o noticiário sobre jovens que brigam nas escolas, matam seus pais e amigos, sem motivo aparente. Por isto que a preocupação deve ser mais séria e efetiva para que não seja tarde uma tomada de posição de pais, professores e legisladores para mudar este enredo que certamente esta afetando nossa juventude.

Nenhum comentário:

ESTAMOS A CAMINHO DA DEVASTAÇÃO DO PLANETA?

Viajando pelas estradas da Bahia e Minas Gerais, no fim de julho último, passei horas ao lado de minha garota Luci, curtindo belas e verdes ...