quinta-feira, 1 de julho de 2010

O JORNALISMO E A COPA DO MUNDO

A Era Dunga na seleção brasileira tem escancarado a deficiência dos profissionais de jornalismo no exercício de suas funções quando se exige imaginação e criatividade.
O fato da Rede Globo ter a preferência nas entrevistas e imagens, facilitava aos mal formados profissionais do jornalismo, pautar suas colunas no que a “Venus Platinada” destacava e colocava no ar. Agora, com o tratamento igualitário dado à todas as emissoras de tv e aos jornais, cada profissional ficou responsável pela formação de opinião dentro dos poucos dados apresentados tanto nos jogos pobres de novidades como de fatos interessantes para venda de jornais.
Dá para se fazer uma seleção dos jornalistas que souberam se sair desta arapuca armada pelo Dunga.
Pelas emissoras de TV e pelas colunas de jornais, estão surgindo aos poucos documentários e assuntos que abordam a cultura do país da Copa ou dos países da África. Afinal, é preciso segurar o emprego.
Desde muito tempo se percebe a mercantilização da educação, onde quem tem dinheiro ou QI (quem indica), consegue sempre uma colocação em algum jornal ou emissora de TV.
Por isso, vemos repórter falarem em “adevogado”, “pisciquiatra”, “piscicólogo”, “estrupo”; até ouvi repórteres e apresentadores falarem em “previlégio” e “descriminação racial”. Isso, sem contar que a maioria, por sua juventude, não conhece e não respeita o passado do futebol brasileiro. Maradona, pode ser comparado a Zico, Rivelino, Gerson, etc., mas a Pelé, não tem nem comparação. Basta lembrar que o Brasil é TETRA! O Pelé é TRI em Copas e Bi em time. Mundial! E nunca esteve envolvido com drogas, nem com a polícia. E a propósito da Holanda, próximo adversário do Brasil, nunca foi campeã em Copas do Mundo!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Porque a imagem da sua TV atrasa em relação às outras?

Porque outros gritam “gol” antes de voce? Isso ocorre porque a TV digital sofre da “Síndrome do Delay”, que nada mais é que um atraso --que pode variar de cinco a quinze segundos-- na transmissão do áudio e do vídeo. E esse atraso acontece justamente para garantir uma melhor qualidade de imagem e som, como se o telespectador estivesse dentro de um estádio de futebol.
TV Analógica - Esse padrão foi adotado pelos Estados Unidos há pelo menos 50 anos. No Brasil ele é utilizado tanto pela TV aberta quando pela TV por assinatura. Funciona assim: o sinal de televisão (imagem e som) sai da fonte geradora através de uma antena, que emite ondas de radiofreqüência até a casa do telespectador via ar. Essas ondas chegam até uma antena receptora (geralmente instalada no telhado da residência ou do escritório) e são exibidos na telinha. O atraso aqui é de cerca de dois segundos.
TV a Cabo Analógica - Com um delay que não chega a três segundos, é muito semelhante com o sistema analógico padrão da TV aberta. A diferença aqui é que na transmissão analógica via cabo saem as antenas e entram os cabos (geralmente de fibra ótica). Isso significa que a imagem e o som “viajam” da fonte geradora (estádio de futebol, estúdio de TV, teatro etc) através de cabos finíssimos até a casa do telespectador. Para assistir o sinal dos canais a cabo é necessário assinar os serviços de uma operadora e pagar por isso.
TV a Cabo Digital - Neste sistema, o sinal sai da fonte geradora via cabo e geralmente precisa ser codificado, comprimido e transformado em formato digital, para depois continuar sua “viagem” até a casa do telespectador. Lá esse sinal precisa de um decodificador (aquelas famosas caixinhas que são oferecidas pelas operadoras de TV por assinatura) e passam por uma transformação em sinal analógico (se for um televisor convencional) ou são exibidos diretamente na telinha quando o aparelho tiver um sintonizador de sinal digital interno. Esse processo de transformação do sinal é, portanto, o principal responsável pelo atraso da transmissão, mas as imagens chegam bem mais nítidas e o áudio com melhor resolução. O atraso aqui é de cerca de cinco segundos.
TV Via Satélite - Também é um serviço pago. O sinal deste sistema é transmitido pelo ar e sai da fonte geradora numa viagem de ida e volta até o espaço. Essa longa jornada é o principal motivo do atraso da transmissão, que varia de 13 a 15 segundos em relação à fonte geradora dos dados.

terça-feira, 29 de junho de 2010

OS ENSINAMENTOS DE CRISTO E O SER HUMANO MODERNO

OS ENSINAMENTOS DE CRISTO E O SER HUMANO MODERNO

Quando jovem, li muitas histórias de Santos católicos e pensamentos filosóficos de monjes e outros pensadores que se afastaram da riqueza e da civilização para estudar a sí próprios e a nossa relação com a natureza e com Deus.
Muitas conclusões me fizeram recordar uma vez que considero experiência mais palpável e digna de crédito quando estamos dentro de um ambiente adverso e conseguimos passar sem nos corromper pelos males arraigados na maioria dos nossos vizinhos.
Por exemplo, uma freira ou um padre, que se enclausura numa cela rústica e pratica as virtudes de sua profissão de fé, a pobreza, castidade e a caridade são muito menos santos que aquele que, no meio dos corruptos, da promiscuidade e da fartura, conseguem viver sem participar nem se macular com o pecado dos outros.
Agora, as catástrofes que assolam o mundo nos trazem uma grande lição que os pronunciamentos de Cristo em sua pregação no famoso “Sermão da Montanha”, já vaticinava: Deus, em Sua infinita bondade, tudo provê!
Porque vemos pelas reportagens os flagelados dizerem: Perdi tudo! Aí o tempo passa e ninguém mais comenta o assunto, até que acontece outra catástrofe. Fica claro que a vida que foi preservada volta ao normal depois de tudo e as pessoas (claro, as que não desistem fácilmente), recuperam tudo e a vida continua. Porque, na maioria das vezes o que se perde é o valor material. É o descartável de nossa vida. Mas o pior é que não nos apercebemos disso!
Para que tanta luta para acumular riqueza e bens materiais e riquezas, se a felicidade não é um fator agregado a esses benefícios?
Podemos fazer um teste agora mesmo. É época de Copa do Mundo! Quem quer apostar como muitos daqueles que “perderam tudo” estão fazendo seu churrasco ou mesmo com a sua casinha toda enfeitada de verde e amarelo?
Deus provê!

ESTAMOS A CAMINHO DA DEVASTAÇÃO DO PLANETA?

Viajando pelas estradas da Bahia e Minas Gerais, no fim de julho último, passei horas ao lado de minha garota Luci, curtindo belas e verdes ...