quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SERÁ QUE EXISTE CORRUPÇÃO NO BRASIL?

COMO É TRATADA A CORRUPÇÃO EM NOSSO PAÍS

Época de eleições.
Durante as eleições, surgem diversas denúncias, normalmente encabeçadas pelo mesmo grupo da imprensa, denúncias estas que duram apenas uma temporada.
Emissoras de televisão, os principais sites e jornais, os mesmos políticos de oposição aparecendo em entrevistas pedindo a instalação de CPI, procuradores e OAB etc., fazendo aquele alvoroço.

Importante: Ninguém apresenta provas concretas. Não é que elas não existam. É que não podemos nos aprofundar nas investigações senão vamos descobrir o que não devia...
Temos o exemplo de um ex-governador e ex-prefeito de São Paulo e eterno candidato a presidente da República, que sempre durante as eleições, principalmente dentro de seu estado, recebe uma onda de denúncias, contra parentes, empresas e amigos. Chegou até a ser preso, por suposta conta no exterior. Acabam-se as eleições e ele é solto e tudo volta ao normal.
Paralelamente e com menos estardalhaço, os mais experientes e desconfiados cidadãos conseguem perceber que nos bastidores existem articulações entre os mesmos personagens, independente de partido, de clero, de raça, mas normalmente do mesmo nível econômico e de interesses.
Guerra entre emissoras de TV.Quando a emissora detentora de todos os direitos de transmissão dos eventos nacionais: Jogos da seleção brasileira, principais artistas (alguns são até proibidos de comparecerem a outras emissoras e rádios, como o Roberto Carlos, Pelé e Ronaldo, por exemplo), começam a perder audiência, em vez de tentar melhorar o seu produto, começam a tentar derrubar a concorrente com denúncias e falcatruas políticas que as levam ao fechamento, como aconteceu com a Rede Tupi, antiga TV Record, TV Manchete, TV Cultura, etc.
Lançamento de uma nova marca ou produto.
Surge, de uma hora para outra, denúncia de alguém que encontrou um objeto estranho na caixa de determinado produto ou uma turma que passou mal comendo um determinado alimento e até mesmo alguém sofrendo acidente com certo tipo de aparelho ou veículo por problemas técnicos.

A Copa do Mundo é a mesma coisa:Denúncias pipocaram exatamente quando as pessoas que antes eram parceiros, agora querem mudar de lado, porque quiseram aproveitar um evento para se catapultar a cargos mais altos, e começaram a querer moralizar as contratações ou pelo menos fingir que quer.
Não sei se as autoridades ora denunciadas são ou não culpadas, isso neste caso, não é importante (aliás, nunca foi). O que interessa no momento é que a FIFA, CBF e outras entidades de comunicação, além de políticos claramente interessados nos lucros das obras da Copa, não querem perder sua boquinha e ai de quem se arvorar de defensor do dinheiro público e da soberania nacional. Uma chance como essa de se botar a mão no dinheiro público, VALE TUDO.
Depois, a gente faz amizade de novo e o povo fica chupando o dedo e pagando a conta além de ficar com os esqueletos de prédios que se transformarão em depósito de mendigos e drogados.
O mais gozado é acompanhar os comentários ao pé das reportagens dos portais. Eles denunciam claramente a quem interessam as notícias de corrupçao.
Isso se chama de Contra-propaganda.

Nenhum comentário:

ESTAMOS A CAMINHO DA DEVASTAÇÃO DO PLANETA?

Viajando pelas estradas da Bahia e Minas Gerais, no fim de julho último, passei horas ao lado de minha garota Luci, curtindo belas e verdes ...