VOCE JÁ PRESENCIOU O ATAQUE DE COBRA?

Como muita gente já sabe, as cobras não enxergam. Elas têm sensores e ainda usam suas "linguas" para detectar o cheiro e identificar o local por onde se arrasta. Seu corpo é formado por diversos músculos que, como escamas, permitem o movimento sinuoso e seu estômago também consegue "degustar" suas presas usando este movimento de retrair e esticar os seus orgãos internos afim de engoli-las.

Pois bem. É sobre este movimento específico que relato algumas experiências e conclusões que tirei após presenciar tres ataques deste réptil quando vivia numa chácara. 

A primeira vez, eu estava caminhando por uma trilha num morro do outro lado do córrego, quando escorreguei em um cascalho. Ouvi imediatamente o som forte de uma "estilingada" (como se alguma borracha esticada tivesse sido disparada). Sem entender bem o que havia acontecido, procurei em volta e percebi uma grande cascavel em posição de ataque, a um metro e meio de distância. 

Certamente, ela não devia ter tentado me atacar e sim, se assustado e saltado para longe, uma vez que não poderia estar tão longe do local onde eu havia escorregado.

Fiquei parado alguns momentos olhando para ela naquela posição, realmente admirado com a sua beleza e surpreso com ao perceber (não sei como nem porquê) que claramente ela estava assustada. 
Tanto que depois de alguns minutos, aquela bela serpente, que não mais me assustava, desarmou seu bote cuidadosamente, e depois de alguns segundos, seguiu seu caminho em meio ao capim ralo de verão.

A segunda vez, foi quando estava pegando alguns gravetos para acender um fogo, pois costumava nos fins de semana, fazer uma "Vaca atolada"(costela cozida com mandioca).

Mas dessa vez, deu tempo de ver o réptil. Foi questão de segundos! Desviei meu corpo milésimos de segundos antes dela passar sunindo pelo meu rosto, ja que eu me encontrava agachado no ato de recolher os galhos.

A terceira vez



Comentários